Apesar da grande procura por cuidados relacionados a saúde dos cabelos terem aumentado dentro do público masculino, as mulheres ainda lideram as pesquisas quando o assunto é cuidado com os fios. Um estudo recente, feito pela journal of the american academy of dermatology mostra que esta preocupação não é em vão, pois a pesquisa mostra que provavelmente 14% podem apresentar queda de cabelo no período anterior a menopausa e cerca de 36% após a menopausa, estes dados foram retirados de um grupo superior a 500 mulheres.
A menopausa pode causar queda de cabelo?
O estrogênio é um hormônio produzido pelo ovário e durante a vida da mulher existirá momentos em que ele aumentará a sua quantidade e em outros momentos ele irá diminuir, entretanto o que poucas sabem, é que este belíssimo hormônio está diretamente ligado ao crescimento e a perda de cabelo. Vamos a um exemplo básico: Temos uma menina entre 11 a 14 anos de idade, faixa etária onde os níveis de estrogênio começam a subir o que causará o aparecimento de pelos pubianos, nas axilas e o cabelo começa a ficar mais vivo, provando que este hormônio e o nascimento de pelos e cabelos andam lado a lado. Durante a menopausa a situação é inversa, pois os ovários começam a produzir menos estrogênio causando a diminuição de cabelos e pelos por todo o corpo.
Conheça outros fatores que podem influenciar na saúde do seu cabelo.
Vale lembrar que a perda de cabelo pode acontecer em qualquer idade, então a menopausa é só mais um dos vários motivos que levam a este problema, sendo alguns deles:
1° Uso excessivo de química.
Sabemos que o padrão de beleza imposto pesa muito mais no ambiente feminino, fazendo com que grande parte das mulheres passem a utilizar procedimentos utilizando produtos químicos, todavia, o seu excesso pode causar danos no couro cabeludo e nos fios, podendo levar a uma perda grande de cabelo. Use com cautela e sempre com profissionais confiáveis.
2°Ovário policístico.
A testosterona, hormônio sexual masculino, em grande quantidade pode favorecer o surgimento da calvície. Você pode estar se perguntando como um hormônio masculino irá afetar os cabelos femininos? Pois saiba que quando a mulher sofre com a formação de cistos nos ovários, este hormônio é produzido em larga escala, causando a perda de cabelos.
3°Queda por tração.
Você precisa aprender a pentear o cabelo! Pode parecer estranho iniciar a explicação com esta frase imperativa, porém ela não tem nada de errado, pois a maneira como você penteia ou amarra o seu cabelo pode influenciar bastante na queda. A alopecia por tração, nada mais é do que a queda de cabelo causada pela tensão formada quando o cabelo é esticado de alguma forma, fazendo com que os fios fiquem enfraquecidos.
O que devemos fazer para evitar?
Primeiramente, devemos ter em mente que é comum o nosso cabelo cair todos os dias, então antes de entrar em um estado de desespero e sair procurando maneiras de saber se você ficará careca no futuro veja o que o dermatologista Alberto Cordeiro disse em uma entrevista para a revista Cláudia : “Temos cerca de 100 mil fios de cabelo. Então é normal a queda de 100 a 200 fios por dia”, portanto se você perceber que a quantidade está aumentando, a melhor escolha é procurar um médico. Dizem que o melhor remédio é a prevenção, então vamos conhecer 3 maneiras de prevenir este pesadelo.

1°Melhorar a alimentação:
Uma alimentação balanceada e com os nutrientes corretos, fará com que os seus cabelos fiquem mais fortes da raiz a ponta, então uma alimentação rica em ômega 3, Vitamina A e C, ferro e zinco pode te ajudar e muito neste processo de prevenção. Contrate uma nutricionista.
2°Evite o estresse:
A teoria de que o estresse pode causar perda de cabelo está correta, pois ele pode comprometer nosso sistema circulatório, além da produção de estriol, que é uma substância que impede que pode impedir a entrada de nutrientes na região dos cabelos.
3°Mantenha os fios limpos:
A higiene é bem recebida em qualquer parte do nosso corpo e nos cabelos não seria diferente. Um cabelo que passa muito tempo sem os devidos cuidados higiênicos, pode fazer com que a oleosidade aumente acarretando no entupimento dos folículos, podendo causar a queda dos fios. Veja aqui dicas de shampoos para cada tipo de cabelo

Agora é com você. A perda de cabelo pode parecer inofensiva no começo, mas qualquer sinal irregular de perda de cabelo não pense duas vezes em procurar um médico.