Uma super dica para quem dar um UP no look e tirar ele do lugar comum é apostar na terceira peça, e uma que uso e aposto muito é no BLAZER.
Antes de tudo, é importante conhecer um pouco mais sobre esta peça. As primeiras notícias sobre blazer, como o conhecemos hoje, são do século 19. À época, o paletó era usado por estudantes e membros de clubes ingleses, de maneira exclusiva, pelos homens.
Já por volta dos anos 1960, o modelo passou a ser adotado por diversos estilos, como os jovens adeptos do movimento mod e preppy. De lá para cá, o blazer foi recebendo alterações e se adaptando às modas de cada época.
Hoje, o blazer é uma peça que varia de muito formal a informal, sendo possível, até, ser usada tranquilamente em produções casuais. No entanto, seu DNA mais refinado sempre finaliza o look com ar mais sofisticado.
Blazer – Terno – Tailleur
Outra informação importante sobre o blazer é diferenciá-lo de algumas palavras que, vez ou outra, causam confusão. Entre elas, a mais comum é o “terno”.

Blazer marca Shoulder
Terno é um conjunto de 2 ou 3 peças, que são: calça, paletó e colete. O modelo de cada um destes itens vai variar, o que acontece com o paletó.
Paletó – que é outro termo que gera confusão com “blazer” – é uma espécie de categoria maior de peças curtas e leves que se vestem sobre a blusa. Ao contrário do casaco, que serve para aquecer nosso corpo, o paletó tem uma função mais estética, digamos assim.
Dentro da categoria de paletós, temos diversos modelos, como bolero, jaquetas, paletós específicos como o Mao, Smoking, entre outros e, por fim, o blazer. Assim, blazer é um tipo de paletó.
Voltando ao terno, se ele é composto por, pelo menos calça e paletó, logo, o blazer é um dos componentes do terno. Mas o terno, não necessariamente, leva o blazer, porque ele pode usar outros tipos de paletó.
Da mesma forma, sendo o blazer uma peça independente do terno, ela também pode ser usada sobre outros modelos de calças, saias e até vestidos. Deu pra compreender?
Por fim, ainda tem o termo “tailleur” que designa, na verdade, o conjunto de paletó e saia.
\
Como usar blazer
Como vimos até aqui, o blazer feminino veio do vestuário dos homens. Ao longo do tempo, a peça se adaptou às necessidades e demandas das mulheres, ajustando um pouco mais a cintura e tendo um caimento mais à cara da moda feminina, por exemplo.
Além disso, os tradicionais blazers masculinos receberam muitas cores, estampas e detalhes, ao serem usados pelas mulheres. E isso, claro, deu nova vida ao tradicional paletó.
Como usar blazer feminino Shoulder
Até mesmo o blazer feminino preto consegue ter ares bem fashionistas. Assim, modelos com lapelas e colarinhos diferenciados, além de bolsos e botões bem trabalhados podem dar o toque de elegância moderna para o look.
Blazer com shorts? Pois acredite, o paletó preto fica bem até mesmo em produções com as perninhas de fora, dando refino ao estilo da composição.
Já para um look com blazer feminino mais clássico e formal, a combinação do paletó preto com calça de tecido nobre, em looks monocromáticos ou mais sóbrios, é perfeita. Além disso, um bom sapato pode finalizar o look com a elegância devida.
Como usar blazer feminino branco
Outra peça que é coringa para o guarda-roupa feminino é blazer branco. A neutralidade do paletó permite uma gama infinita de produções!
A peça também funciona muito bem como complemento em looks mais despojados, com calça jeans e camiseta. Para reforçar a produção Hi-Lo, aposte em um sapato de salto alto e a brincadeira entre formal e casual estará completa.
A cor também funciona muito bem para os looks sociais, é claro. Desse modo, o blazer feminino branco é escolha acertada para ocasiões formais.
Saia com Blazer: o tailleur
Essa composição é um clássico feminino. Enquanto as calças ainda demoraram a ser incorporadas pelas mulheres, no século XX, as saias já faziam parte do vestuário delas. Assim, o blazer chegou cedo ao tailleur, fazendo a composição entre saia e paletó.
Apesar do tal conjuntinho ser muito associado aos looks tradicionais dos anos 1940 e 1950, hoje, dá sim, para fazer produções bem jovens, modernas e fashion com blazer feminino e saia.
Da mesma forma, sem dúvida, é possível manter a elegância e sofisticação dos tailleurs, optando por peças com materiais mais nobres e modelagens mais refinadas. Neste caso, em específico, fica mais apropriado usar o blazer fechado.
Da mesma forma, sem dúvida, é possível manter a elegância e sofisticação dos tailleurs, optando por peças com materiais mais nobres e modelagens mais refinadas. Neste caso, em específico, fica mais apropriado usar o blazer fechado.
Enfim, vimos o que é um blazer e como ele pode fazer parte do terno e tailleur. Esclarecemos, também, que ele é um componente isolado destas combinações e pode, inclusive, vir com outras peças diferentes. Dentre elas, as calças jeans e vestidos.
Confira mais no instagram e facebook da Shoulder.